Vila Mariana, Bela Vista, Cerqueira César e Perdizes também se destacam em levantamento da Food To Save
A Food To Save, aplicativo que combate o desperdício de alimentos no Brasil, divulgou um levantamento que mostra os cinco bairros de São Paulo que mais contribuíram para evitar perdas e reduzir emissões de CO² entre janeiro e maio de 2025. Pinheiros aparece no topo do ranking, com quase 19 mil Sacolas Surpresa resgatadas kits de alimentos excedentes disponibilizados por estabelecimentos parceiros.
De acordo com os dados, os cinco bairros juntos evitaram a emissão de 187 mil kg de CO² na atmosfera. Confira os números:
- Pinheiros: 18.891 sacolas salvas e 47.227 kg de CO² evitados
- Vila Mariana: 16.802 sacolas e 42.004 kg de CO² evitados
- Bela Vista: 15.800 sacolas e 39.499 kg de CO² evitados
- Cerqueira César: 12.855 sacolas e 32.136 kg de CO² evitados
- Perdizes: 10.795 sacolas e 26.988 kg de CO² evitados
Impacto positivo e consumo consciente
A proposta da Food To Save é conectar consumidores a padarias, restaurantes, hortifrutis e mercados que possuem excedentes em perfeito estado, mas que perderiam valor comercial por estarem próximos da validade ou fora do padrão estético. Esses alimentos são vendidos em Sacolas Surpresa, com descontos que chegam a 70%.
Segundo Lucas Infante, CEO da Food To Save, o movimento já ultrapassa a ideia de economia:
“O impacto positivo gerado por cada sacola salva vai muito além do bolso. Representa uma mudança de comportamento em direção ao consumo responsável e sustentável. Ver bairros inteiros engajados nessa causa mostra que estamos no caminho certo.”
A foodtech já está entre os seis aplicativos mais baixados do Brasil, com mais de 10 mil estabelecimentos cadastrados e cerca de 8 milhões de usuários. Juntos, eles já salvaram mais de 6 milhões de sacolas em todo o país.
Como participar
Para se tornar um foodsaver e contribuir para a redução do desperdício, basta baixar o aplicativo, disponível na Google Play e na Apple Store.

