Uma plataforma que mensura o carbono incorporado em empreendimentos habitacionais financiados pela Caixa Econômica Federal, com foco na melhoria de projetos estruturais e na redução do consumo de materiais e dos custos de produção.

Esse é o objetivo da mais nova ferramenta que o banco público adotou para medir as emissões de gás carbônico que são geradas durante a produção e o uso de materiais de construção em obras de habitação.

O anúncio foi feito no evento Habitação de baixo carbono: experiências globais e soluções locais, realizado na capital paulista.

Chamado de Benchmark Interativo para Projetos de Baixo Carbono, a ferramenta será aplicada inicialmente em empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida, facilitando a comparação entre diferentes projetos, além de identificar os mais eficientes do ponto de vista climático e econômico.

De acordo com a Caixa, o programa habitacional do governo federal, que tem a padronização como uma de suas características, oferece uma oportunidade relevante de reduzir as emissões de gás carbônico, aumentar a qualidade das habitações e estimular a inovação tecnológica no setor da construção civil.

A iniciativa pretende subsidiar as políticas habitacionais do banco com informações relacionadas à sustentabilidade de empreendimentos, além de estimular o mercado a adotar métodos sustentáveis.

* Com informações da Agência Brasil

1:38

Compartilhar.

Jornalista com especialização em Jornalismo Político e Consultoria e Certificação Ambiental, além de formação concluída em Jornalismo Investigativo pela Abraji. Atualmente, continua seus estudos em comunicação e crises públicas e privadas, ampliando sua atuação em áreas estratégicas da informação. Com uma escrita analítica, ética e profundamente conectada à realidade, constrói narrativas que vão além do óbvio, explorando os bastidores do poder e os impactos sociais da informação. Vinicius Mororó – Jornalista Atípico

Deixe Uma Resposta

Português do Brasil
Exit mobile version