O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que a presença nos dois domingos de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 foi de aproximadamente 70% dos mais de 4,81 milhões de inscritos confirmados. Considerando apenas a abstenção no primeiro dia, no último domingo (9), o índice foi de 27%.

Em entrevista coletiva à imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que as presenças nos dois domingos de provas de 2025 se assemelham aos resultados dos anos anteriores. O balanço é preliminar, com os dados definitivos sendo divulgados junto ao resultado do exame, em janeiro de 2026.

O ministro anunciou que o gabarito oficial do segundo dia de provas será divulgado na próxima quinta-feira (20), dando aos alunos algo para comemorar. O resultado final, no entanto, será apresentado apenas em janeiro de 2026.

Além disso, o ministro anunciou que o governo utilizará o Enem para fins de avaliação do ensino médio a partir de 2026.
De acordo com o ministro, essa mudança se deve à desmotivação dos estudantes em se dedicar ao SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), visto que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é considerado o principal meio de acesso à universidade. A estratégia, segundo o ministro, resultará em uma avaliação anual mais eficiente e fidedigna do desempenho dos alunos, pois refletirá a prova à qual eles dedicam mais esforço.

O Inep já realizou os estudos e definiu os padrões necessários para implementar essa nova forma de avaliação. “Em 2026, trabalharemos para produzir uma avaliação da educação básica por meio do Enem, o que certamente elevará a aferição da qualidade da nossa educação básica. Teremos estudantes muito mais motivados a participar dessa avaliação e uma prova que abrange todas as habilidades e conhecimentos”, explicou o presidente do Inep, Manuel Palacios.

Outra novidade anunciada pelo ministro é que o MEC solicitou ao Inep um estudo para avaliar a aplicação do Enem de 2026 em português nas capitais de três países do Mercosul para candidatos brasileiros e estrangeiros. O Inep estuda a aplicação das provas no modelo digital para esse novo público em Buenos Aires (Argentina), Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai). O instituto deve concluir esses estudos até o final de março de 2026, para que o anúncio seja feito já na publicação do edital do Enem, conforme previsto por Santana.
“Apresentaremos essa novidade ao longo do próximo ano, antes mesmo do anúncio das inscrições. É algo inédito, que também estávamos cobrando do ministério”, afirmou Camilo.

Ocorrências

Cerca de 1,7 mil candidatos foram eliminados por comportamentos inadequados durante o segundo dia de provas do Enem. Esse número preliminar ficou abaixo da média histórica, segundo o Inep.

De modo geral, a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 em todo o país foi concluída sem ocorrências significativas, como falta de energia no Rio Grande do Sul e incidentes no Ceará, anunciou o ministro.

Em coletiva de imprensa na sede do Inep, o ministro Camilo Santana confirmou que, devido ao tiroteio na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (16), os inscritos que fariam o segundo dia de prova no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) 173 Rainha Nzinga Angola, em Acari, Zona Norte do Rio, terão as provas reaplicadas em 17 de dezembro.

Aplicação regular

No segundo dia de provas, os participantes resolveram questões de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia).

De forma inédita, o exame adotou a metodologia testlet, que agrupa itens variados em torno de um mesmo texto para avaliar o conhecimento do participante.

“O testlet é uma inovação na construção dos testes do Inep e, certamente, foi bem recebido, por sua capacidade de avaliar melhor o letramento dos nossos estudantes”, avaliou Manuel Palacios, do Inep.
O Enem foi aplicado em todas as 27 unidades da federação, em aproximadamente 165 mil salas de prova, todas equipadas com detectores de metais para prevenir fraudes. Essas salas estavam distribuídas em cerca de 12 mil locais de prova, em 1.805 municípios.

O MEC contabilizou mais de 585 mil colaboradores trabalhando nos dois dias de aplicação do Enem. Entre eles, estavam funcionários do Inep, dos Correios, da Advocacia Geral da União (AGU), do Samu-192, agentes da Polícia Rodoviária Federal, das Polícias Militares e dos bombeiros militares, vinculados às Secretarias de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal.

O ministro destacou que o Enem de 2025 voltou a certificar a conclusão do ensino médio para candidatos maiores de 18 anos, desde que atendam a requisitos como pontuação mínima. Ele comentou sobre o número de inscritos que indicaram essa intenção na inscrição.

“Quase 100 mil pessoas se inscreveram para a certificação, e uma novidade deste ano foi a pré-inscrição dos alunos do ensino médio.”

Reaplicação das provas

Os participantes que perderam um ou dois dias de provas do Enem devido a problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação do Enem a partir desta segunda-feira (17) até 12h da próxima sexta-feira (21), no horário de Brasília.
O ministro Camilo Santana garantiu que todos os que se sentirem prejudicados, por exemplo, pela falta de energia e fatores externos às escolas, terão direito à reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro. A solicitação de reaplicação vale a partir de amanhã, 17 de novembro, e vai até 21 de novembro, incluindo as pessoas que se sentiram prejudicadas no Paraná.

O Enem foi suspenso em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, após a passagem de um tornado pelo município no dia 7 de novembro. A Defesa Civil informou que o município ficou 90% destruído.

A solicitação de reaplicação deve ser feita pela Página do Participante, no site do Inep, com login de acesso pela plataforma Gov.br. Cada solicitação será analisada individualmente pela equipe do Inep.

O inscrito fará a prova somente no dia em que sua participação foi inviabilizada, pelos motivos citados no edital de abertura do Enem. Se o pedido for aceito (deferido), as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.

A 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) também alterou o calendário do Enem 2025 nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará. Excepcionalmente, os candidatos dessas três localidades farão os dois dias de provas nos domingos 30 de novembro e 7 de dezembro.
As notas finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abrem portas para diversas oportunidades educacionais. Elas podem ser usadas para ingressar em universidades públicas em diferentes modalidades, concorrer a bolsas de estudo integrais e parciais em universidades privadas, solicitar o crédito estudantil para o pagamento de mensalidades em faculdades privadas, entrar em faculdades sem vestibular, estudar em Portugal, fazer autoavaliação como treineiro e obter certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência nessa etapa do ensino básico.

Além disso, os concluintes do ensino médio em 2025 que participam do programa Pé-de-Meia e fazem as duas provas do Enem podem receber um incentivo extra de R$ 200, depositado em parcela única na conta da Caixa Econômica Federal aberta em nome do estudante.

Compartilhar.

Jornalista com especialização em Jornalismo Político e Consultoria e Certificação Ambiental, além de formação concluída em Jornalismo Investigativo pela Abraji. Atualmente, continua seus estudos em comunicação e crises públicas e privadas, ampliando sua atuação em áreas estratégicas da informação. Com uma escrita analítica, ética e profundamente conectada à realidade, constrói narrativas que vão além do óbvio, explorando os bastidores do poder e os impactos sociais da informação. Vinicius Mororó – Jornalista Atípico

Deixe Uma Resposta

Português do Brasil
Exit mobile version