MDHC orienta população a desconfiar de promessas e reforça canais oficiais de denúncia

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania lançou uma campanha para alertar sobre o aliciamento digital para fins de trabalho escravo, com recrutamento feito por redes sociais, aplicativos de mensagem e sites de emprego. A iniciativa tem foco preventivo e orienta, principalmente, jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade a reconhecer sinais de risco e buscar canais oficiais de denúncia.

  • A campanha do MDHC trata do uso de canais digitais para recrutamento com promessas enganosas de emprego.
  • O material de prevenção recomenda atenção a sinais como exigência de pagamento antecipado, promessas incompatíveis com a função, ausência de contrato formal e pedidos de sigilo.
  • O MDHC orienta que situações suspeitas sejam comunicadas a canais oficiais, com destaque para o Disque 100.

Órgãos federais têm reforçado ações de informação e denúncia para enfrentar o trabalho escravo contemporâneo, incluindo estratégias de prevenção voltadas ao ambiente digital.

A campanha busca reduzir o risco de golpes e recrutamentos abusivos ao ampliar a informação sobre abordagens digitais e ao direcionar vítimas e testemunhas para canais formais de proteção e fiscalização.

Serviço ao leitor:

  • Disque Direitos Humanos Disque 100: atendimento 24 horas, gratuito e com encaminhamento de denúncias.
  • Denúncia trabalhista (inclui trabalho análogo ao de escravo): serviço no gov.br com acesso ao sistema específico para registro.
  • Ministério Público do Trabalho (MPT) canal “Denuncie”: registro de denúncias por unidade/UF.

HostingPRESS Agência de Notícias de São Paulo.
Conteúdo distribuído por nossa Central de Jornalismo. Reprodução autorizada mediante crédito da fonte. Este portal foi criado especificamente para conectar os leitores da nossa região ao melhor conteúdo. Somos líderes de audiência local. Somos sociais. Conecte-se conosco.

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Português do Brasil
Exit mobile version